Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Com a chegada do verão e das chuvas, a administração municipal alerta para a importância da colaboração da população no controle do mosquito Aedes aegypti.
Com a chegada do verão, o calor intenso e as chuvas frequentes acendem um alerta para todos: é o momento de redobrar os cuidados e a atenção no combate à dengue e outras arboviroses. Pensando nisso, a Prefeitura de Albertina, em parceria com a Equipe de Combate às Endemias, reforça as ações preventivas e educativas, mobilizando a comunidade para enfrentar esse desafio de saúde pública.
A dengue, assim como outras arboviroses, é uma ameaça silenciosa que pode ser evitada com pequenas atitudes no dia a dia. Neste período crítico, o trabalho conjunto entre a administração municipal e os moradores é fundamental para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e evitar a proliferação das doenças.
Segundo o Supervisor de Combate às Endemias, Henrique Eduardo Mariotti, esse é um período crítico para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
“Estamos entrando em um período crítico no que se refere à transmissão de dengue e outras arboviroses. A temperatura mais elevada e a chegada das chuvas são fatores que podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue”, destacou Henrique.
Ele explica que a participação da população é essencial para eliminar os focos do mosquito, impedindo que ovos, larvas e pupas cheguem à fase adulta.
“O mosquito leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, o ideal é que a checagem seja realizada toda semana para não deixar que ele se multiplique, além de receber bem as Agentes de Combate às Endemias – ACEs em seus imóveis”, reforça Henrique.
Além de medidas como manter vasos de plantas sem pratinhos e caixas d’água vedadas, é necessário atenção a criadouros menos evidentes, como:
O armazenamento inadequado de água da chuva e resíduos, assim como o descarte irregular de lixo, têm sido fatores determinantes para o aumento no número de casos de dengue em 2024 no município. A administração reforça a importância de manter lixo e resíduos armazenados corretamente para evitar criadouros em quintais e lotes vagos.
A Prefeitura de Albertina segue atuando no combate ao Aedes aegypti com visitas domiciliares, palestras e ações de conscientização em escolas e espaços públicos. O trabalho realizado pelas Agentes de Combate às Endemias (ACEs) é essencial para orientar a população e fiscalizar potenciais focos do mosquito.
Henrique agradeceu o apoio da administração municipal e reforçou o compromisso de toda a equipe em trabalhar para proteger a saúde da população. "Estamos empenhados em reduzir os casos e evitar surtos, mas precisamos do engajamento de todos os moradores para alcançar esse objetivo."
Redação: Leonardo Constancio
(Diretor de Comunicação e Marketing)
Colaboração: Henrique Eduardo Mariotti
(Supervisor da Equipe de Combate às Endemias)
Nos Siga Nas Redes Sociais:
Facebook: facebook.com/PrefeituraAlbertinaMG
Instagram: instagram.com/prefeituraalbertina/
YouTube: youtube.com/@prefeituraalbertina
Fala Albertina – Canal de Comunicação Oficial
Siga o Fala Albertina, o canal oficial da Prefeitura no WhatsApp e nas redes sociais, CLIQUE AQUI.
Receba notícias, eventos e comunicados diretamente na palma da sua mão, com agilidade e transparência.
Inscreva-se agora mesmo no canal do WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão!
Fala Albertina: informação rápida, confiável e direto na sua mão!
.
.
.
.